Quem Somos?

Universidade Sénior de Figueiró dos Vinhos (USFIG)

A Universidade Sénior de Figueiró dos Vinhos é uma instituição aberta a todos os interessados e destinada a pessoas maiores de 50 anos.

O seu objetivo essencial é dinamizar e organizar regularmente atividades socioculturais, educativas, recreativas, de aprendizagem e ensino informal. Este projeto foi criado e é gerido pela Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, funcionando na Antiga Escola Primária n.º2, na Av. José Malhoa, n.º 10, em Figueiró dos Vinhos.

A USFIG está aberta à participação de pessoas de diferentes saberes, idades e locais visando, entre outros, o incentivo ao voluntariado social, no âmbito da Lei n.º71/98 de 3 de Novembro e Decreto-Lei nº 389/99 de 30 de setembro.

Objetivos da USFIG
  • Estimular a criatividade e o empenho nas atividades culturais e sociais;
  • Promover a troca de conhecimentos intergeracionais;
  • Partilhar ideias e construir projetos;
  • Contribuir para o enriquecimento pessoal e social da pessoa idosa;
  • Contactar com a dinâmica social local;
  • Manter uma teia de relações sociais e empenhamento cívico solidário na comunidade;
  • Fomentar um clima de abertura à inclusão;
  • Formar para a participação ativa, crítica e reflexiva, enquanto pilares de uma sociedade de e para todos.
A Universidade Sénior entrou em funcionamento no dia 12 de Novembro de 2010 e contava com 69 alunos inscritos, que optaram por qualquer uma das 16 disciplinas que integravam o plano curricular vigente e que se destina a cidadãos que desejem aprofundar e atualizar os seus conhecimentos, independentemente das habilitações literárias, contactando com a dinâmica social local, mantendo a teia de relações sociais na comunidade.

Atualmente, a USFIG conta com cerca de 60 alunos que podem usufruir de 13 disciplinas.






Sem comentários:

Enviar um comentário

❗️ SESSÃO PRÁTICA “SAÚDE MENTAL POSITIVA” ❗️

Realizou-se na tarde de hoje, na USFIG, a sessão prática “Saúde Mental Positiva”. Recebemos as enfermeiras Elisabete Antunes e Cristina Agos...